Nesta semana o governo canadense anunciou mudanças no seu maior e mais popular processo de imigração, o sistema federal Express Entry Canadá (EE). O Immigration, Refugees and Citizienship Canada (IRCC) divulgou que os candidatos que receberem a Invitation to Apply (ITA) após o dia 26 de junho deste ano, não terão mais 90 dias para submeter a aplicação. O prazo foi reduzido para 60 dias.

Para aqueles que já receberam seu convite, antes da data divulgada, continuarão tendo o prazo de 90 dias para aplicar para a Permanent Resident (PR). O sistema do EE é um programa de imigração econômica que abriga três categorias abaixo dele: o Canadian Experience Class, o Federal Skilled Worker Class e o Federal Skilled Trades Class.

Os candidatos que são elegíveis para aplicar em uma das categorias mencionadas (clique no nome de cada uma e veja mais informações diretamente do site do governo do Canadá), podem preencher um perfil e entrar no pool do processo. Ao final do preenchimento, o sistema emite a pontuação e, quinzenalmente, existem rodadas de sorteios que convidam os inscritos com a pontuação mais alta a aplicar.

Após receber os convites, os aplicantes possuem um prazo para submeter a documentação que comprove toda a informação que eles colocaram no perfil. Anteriormente o prazo era de 90 dias corridos, agora são 60 dias a partir da data que o inscrito recebeu a ITA.

express entry canada

*Veja mais informações sobre como imigrar para o país por meio do Express Entry Canadá clicando aqui, neste link e acessando este artigo www.immi-canada.com/quanto-custa-imigrar-pelo-express-entry/.

Motivos da mudança

Em um relatório publicado pelo governo canadense no final do ano passado, o IRCC relatou que 41% dos candidatos que receberam o ITA depois de novembro de 2016 apresentaram seus pedidos entre os dias 61 e 90, sendo que 57% dos aplicantes apresentaram antes dos 60 dias. Em novembro de 2016 o IRCC mudou o prazo, que era de 60 e passou a ser de 90 dias. Porém, nos 11 meses anteriores a novembro do mesmo ano, 90% dos inscritos que receberam o convite apresentaram seus documentos ao governo em 60 dias. A mudança anterior foi feita por requisições insistentes dos inscritos, que alegavam que 60 dias não era tempo suficiente para apresentar, porém isso voltou a ser reduzido agora dado o baixo número de aplicantes que levam mais de dois meses para aplicar.

Celina Hui, diretora da Immi Canada e agente de imigração, comenta da importância de estar com a documentação em dia. “É importante deixar os documentos preparados antes de receber o ITA. Com mais tempo o aplicante consegue preparar e revisá-los com calma, evitando contratempos”. Pela quantidade de detalhes, sempre é importante ter o auxílio de um profissional de imigração. A Immi fornece todo o suporte necessário. Para mais informações acesse www.immi-canada.com/ ou mande um email para [email protected].

express entry canada

Recordes no mês de junho

O Express Entry bateu recorde de convites no mês de junho e também promete manter o tempo de processamento rápido. Somente nos últimos 30 dias eles comtemplaram 7.500 candidatos com a Invitation to Apply (ITA), o que tornou o mês o mais movimentado desde que o EE foi introduzido, em 2015.

Além de serem as rodadas com o maior número de convites, ou seja, 3.750 em cada um dos dois sorteios realizados no mês, o número de ITAs enviadas ao longo do ano de 2018 aumentou gradativamente. No início do ano foram 2.750 chamados, no mês de janeiro. Já em fevereiro e março foram 3.000 pessoas, seguidas por 3.500 em abril e maio.

O número mostra a concretização do plano plurianual de imigração divulgado pelo Canadá em novembro do ano passado, mostrando que o país quer trazer um milhão de novos imigrantes ao seu território até 2020 (clique aqui e veja os números). O último draw ficou com a pontuação em 442.

Fonte: https://www.canada.ca/en/news.html.

Fabíola Cottet

Comentários Facebook
The following two tabs change content below.