O governo canadense anunciou, por meio do Immigration Refugees and Citizienship Canada (IRCC), em um comunicado à imprensa no dia 9 de agosto deste ano (2018), que alguns tipos de pedido de residência permanente, ou o Permanent Resident (PR), terão novos tempos de processamento para aplicações feitas no dia 31 de julho de 2018 ou após esta data.

No comunicado (clique aqui para acessar a versão original da notícia), o IRCC declarou que fez estes ajustes pois entende que os candidatos à imigração ficam frustrados quando o processo leva mais tempo do que esperado. Por isso, esta é uma ação que visa melhorar a experiência de alguns aplicantes de determinadas categorias.

Abaixo veja as categorias que foram alteradas:

A novidade principal é que os tempos de processamento serão baseados em períodos projetados e não mais estimativas de dados históricos. Anteriormente, a projeção da espera do candidato era dada com base no período que levava outras aplicações em anos ou meses anteriores. Com a mudança, os aplicantes terão uma previsão real de quanto tempo o IRCC vai levar para processar determinado pedido, em condições normais. Isso quer dizer que os candidatos poderão acessar o site do IRCC, na parte que estima a espera de cada uma das categorias de aplicação (clique aqui para acessar), verificando o tempo estimado para que o pedido seja processado de acordo com projeções futuras do IRCC, que também se comprometeu a atualizar os tempos de processamento mensalmente em seu site.

Sobre as alterações, o ministro da imigração canadense Ahmed Hussen declarou que “melhorar a experiência dos candidatos à residência tem sido um dos focos do departamento todo do IRCC nos últimos anos. A atualização é importante para permitir que os tempos de processamento sejam os mais precisos possíveis, ajudando os aplicantes que tenham seus processos aprovados, para que possam planejar melhor sua vinda ao Canadá.

Fizemos uma tabela que reflete o tempo de processamento para futuros candidatos, que ainda não aplicaram. Confira abaixo:

permanent resident

*Os períodos da tabela foram consultados no dia 16 de agosto de 2018.

Processamento projetado x histórico

Antes desta alteração, o IRCC previa todos os seus tempos de processamento de pedidos de Permanent Resident no Canadá com base em dados históricos. Na prática, isso significa que o período apresentado ao candidato era uma referência embasada em quantos meses o órgão levou para responder cerca de 80% dos pedidos feitos nos últimos dois anos.

Com a nova técnica, o que será levado em consideração é o número atual de aplicações aguardando para serem processadas e da rapidez com que a imigração canadense espera processar 80% dos pedidos que estão na fila. A duração compreende o dia do recebimento, por parte do IRCC, de uma candidatura completa, até o dia em que uma decisão é tomada. Quando as candidaturas são enviadas por meio postal, o dia começa a contar a partir do momento em que elas chegam na sala de correspondência do órgão. Para as que são feitas online ou pessoalmente, em um dos pontos de serviço autorizados, o tempo inicia quando a inscrição for enviada ao oficial da imigração.

Melhorando o tempo de espera

Como relatou o ministro da imigração canadense, a novidade pretende atender melhor os candidatos. Em seu comunicado oficial, o IRCC relatou que fez progressos significativos na redução dos períodos de espera em diversas categorias, incluindo os pedidos de residência permanente, vistos de turistas e permissões para trabalho ou estudo.

permanent resident

Além disso, o órgão divulgou que o que possibilitou essa mudança foi o plano plurianual de imigração, divulgado pelo governo canadense no final do ano passado, que pretende trazer cerca de um milhão de imigrantes até 2020 (clique aqui para mais informações e detalhes do plano). Isto permitiu que o IRCC pudesse se planejar antecipadamente para o volume de imigrantes, além de implementar novas tecnologias. Além disso, a divisão de imigração canadense prevê que o tempo de espera em outros processos podem ser revistos em breve.

Por fim, diversos são os fatores que influenciam no processamento de uma aplicação, como o tipo de candidatura, se ela estiver completa, a facilidade de verificação e confirmação das informações e dados do candidato, quanto tempo os aplicantes levam para responder um questionamento enviado pelo responsável, dentre outros fatores. Para que o período seja o mais curto possível e não ocorra nenhum imprevisto, é indispensável o auxílio de um agente de imigração, pois a candidatura estará completa no ato da entrega, o profissional elimina riscos de erros na aplicação e qualquer solicitação feita pelo IRCC poderá ser respondida rapidamente. A Immi Canadá, além de traçar o perfil de cada família, verificando qual é o melhor caminho dentre os vários para o sonho canadense, ainda auxilia durante todo o procedimento. Para mais informações acesse www.immi-canada.com/consultoria-de-imigracao-para-canada/ ou mande um email para [email protected].

Fonte: https://www.canada.ca/en/immigration-refugees-citizenship/news/2018/08/a-new-way-forward-for-some-immigration-application-processing-times.html

Fabíola Cottet

Comentários Facebook
The following two tabs change content below.