Os Provincial Nominees Programs (PNP’s), que nada mais são do que os programas de imigração das províncias canadenses, criados para atender às necessidades econômicas de cada localidade, estão convidando cada vez mais candidatos por meio do Express Entry e também fora dele. No último trimestre, que compreende os meses de julho, agosto e setembro, além de inovarem em seus processos migratórios, as regiões do Canadá chamaram mais três mil pessoas aptas a receber uma nomeação provincial e aplicar, posteriormente, para o Permanent Resident (PR), por meio do processo federal.

Uma das boas e grandes novidades no sistema no terceiro trimestre de 2018 é que a província de Ontario teve a maior rodada de convites do período através do Human Capital Priorities Stream. Outra mudança foi a de Saskatchewan, que acrescentou ao processo uma Expression of Interest System, através do Express Entry (EE) e, por fim, a criação do Nova Scotia’s Labour Market Priorities Stream.

*Para saber mais sobre as maneiras de imigrar pelos diversos territórios canadenses, clique aqui e também neste link.

Os PNP’s permitem que as regiões indiquem, independentemente, um número definido de candidatos a imigração para a residência permanente a cada ano. Com as últimas alterações feitas no sistema, todos os territórios possuem pelo menos um fluxo de nomeação provincial atrelado ao Express Entry, no qual o candidato não precisa, necessariamente, possuir a pontuação do EE. É necessário ter um perfil ativo e atingir critérios estabelecidos de cada região. O sistema gerencia as três principais categorias de imigração federal, as quais levam mais candidatos ao país: Federal Skilled Worker Class, a Federal Skilled Trade Class e a Canadian Experience Class.

Os aplicantes que recebem uma carta de aceitação de uma das províncias do Canadá ganham uma pontuação extra de 600 no Comprehensive Ranking System (CRS), o que dá direito a aplicar para a residência permanente federal, tendo prioridade com relação aos demais inscritos no pool. Durante os meses de julho, agosto e setembro, somente pelo fluxo do EE, os territórios canadenses emitiram mais de três mil convites.

Ontario

A província de Ontario, mais populosa do Canadá, cuja maior cidade é Toronto, teve uma queda em sua pontuação mínima, sendo que a nota de corte ficou em 350 pontos. A maior rodada de convites da região ocorreu em 9 de agosto, quando foram emitidas 947 Notifications of Interest (NOI’s), pelo fluxo de entrada Ontario’s Human Capital Priorities Stream. As chamadas foram feitas para aqueles que possuíam uma oferta de trabalho na região. Neste draw a pontuação dos aplicantes variou entre 350 e 439 no CRS.

provincias canadenses

O Human Capital Priorities Stream permite que o Ontario Immigrant Nominee Program (OINP) pesquise e nomeie candidatos no pool do EE, que atendam critérios federais e locais específicos. A rodada de convites de 9 de agosto foi a segunda deste ano que era somente destinada a chamar aplicantes que já possuíam uma oferta de emprego na localidade. As regras dizem que a job offer não é pré-requisito para nomeação, porém em algumas chamadas do ano o departamento de imigração da província direciona o draw para este fim.

Em ambos os casos, tendo ou não um emprego na região, a boa notícia é que a pontuação mínima caiu para menos de 400 pontos. A probabilidade do score mínimo continuar abaixo dos 400 depende de vários fatores, incluindo o número de candidatos elegíveis inscritos no  EE, as necessidades do mercado de trabalho da região e também às prioridades econômicas da província.

Ontario emitiu convites com frequência por meio do EE para candidatos que se qualificavam no French-Speaking Skilled Worker Stream. O processo seleciona falantes da língua francófona com fortes habilidades no inglês (CLB mínimo de 6 pontos), além de outros critérios. Nos últimos três meses foram emitidos 419 NOI’s por meio do programa.

Saskatchewan

Em julho, a província de Saskatchewan adotou um processo que também emite EOI’s para candidatos inscritos do processo federal do EE. Isto demonstra a vontade das regiões canadenses aprimorarem cada vez mais seus processos de imigração. A mudança deu fim ao sistema anterior de first-come, first-served, que analisava os perfis dos aplicantes por ordem de chegada. Com a renovação, os candidatos são analisados por suas pontuações e também de acordo com requisitos locais.

provincias canadenses

A localidade declarou que as melhorias no programa permitem que o Saskatchewan Immigration Nominee Program (SINP), direcione melhor as pessoas que possuem maior probabilidade de sucesso no mercado de trabalho. Na página da região o objetivo é garantir fortes resultados econômicos e reter, a longo prazo, imigrantes dentro do território.

Os que gostariam de aplicar no programa da província devem seguir os seguintes passos: preencher um perfil no pool do Express Entry, enviar uma Expression of Interest por meio do site da região (clique aqui para acessar), passar pela seleção da localidade e, depois disso, os inscritos com maior pontuação são chamados para aplicar. Veja a imagem abaixo.

provincias canadenses

Fonte: Saskatchewan Immigration Nominee Program

Após a mudança no programa, Saskatchewan emitiu 691 convites para aplicantes, entre os meses de julho e setembro deste ano, por meio de dois draws realizados em 21 de agosto e 27 de setembro.

Nova Scotia

Entre as províncias do Atlântico do país, Nova Scotia e Prince Edward Island tiveram um último trimestre ativo em convites por meio de seus programas de imigração que passam pelo crivo do EE. No dia 2 de agosto a região de Nova Scotia anunciou a criação do sistema por meio do processo federal, com o objetivo de suprir a escassez de mão de obra identificada pelo mercado de trabalho do território.

provincias canadenses

Para a região, a pontuação no CRS não é um fator determinante para que o convite seja emitido. O fluxo, segundo a divisão de imigração da província, é flexível e o que determina são as ocupações em demanda. A primeira rodada de convocações foi realizada em 8 de agosto, quando foram convidados 314 candidatos para residir na província por meio do EE, sendo que todos tinham ao menos dois anos de trabalho como educadores infantis ou assistentes na mesma área.

Enquanto isso, Prince Edward Island fez três draws de convites durante o último trimestre sob o crivo do PEI’s Express Entry Stream. A região não divulga a quantidade de candidatos por chamada, mas o total no período foi de 302 pessoas.

Fontes:

https://www.canada.ca/en/immigration-refugees-citizenship.html

https://novascotiaimmigration.com/move-here/labour-market-priorities/

https://www.saskatchewan.ca/residents/moving-to-saskatchewan/immigrating-to-saskatchewan

http://www.ontarioimmigration.ca/en/pnp/OI_PNP_EE_CAPITAL.html

Fabíola Cottet

    

Comentários Facebook
The following two tabs change content below.