São diversas as províncias canadenses com processos de imigração independentes pois, como já dissemos aqui, os territórios e regiões do Canadá possuem autonomia sobre uma série de diretrizes e decisões. O governo federal estabelece alguns leis nacionais, porém cada uma das províncias pode determinar suas próprias leis e métodos sobre saúde, educação e imigração, por exemplo.

Muitos dos territórios, além dos programas de imigração independentes e regidos internamente, possuem uma categoria, dentro de seus diversos processos para se tornar um residente, que passa pelo crivo do Express Entry (EE). E, com o passar do tempo, mais regiões estão aderindo a esta escolha de chamar candidatos que estão no pool do governo federal. Recentemente, a província de Alberta anunciou uma renovação e um novo processo de imigração em seu sistema e, embora ainda não tenha feito nenhuma chamada por meio do EE, irá aplicar uma rodada de convites em breve (leia os detalhes do Alberta Immigrant Nominee Program – AINP – clicando aqui).

Também neste ano, algumas províncias como Manitoba, Prince Edward Island e Saskatchewan anunciaram reformulações no sistema de trazer novos imigrantes para dentro dos seus territórios, entre elas uma subcategoria que chama candidatos inscritos no EE. Cada uma das localidades tem suas exigências porém, via de regra, as províncias convidam os candidatos, eles aplicam para o processo provincial, recebem a carta convite da província e, consequentemente, recebem os 600 pontos e a prioridade na lista de candidatos do processo federal.

*Saiba mais sobre os Provincial Nominee Programs (PNPs) acessando este link

Manitoba

provincias

Na semana passada (21 de junho) a região de Manitoba emitiu 592 convites para candidatos inscritos no Manitoba’s Expression of Interest, incluindo 114 aplicantes que estavam no pool do EE. Esta rodada de chamadas foi direcionada a pessoas sob as categorias do Skilled Workers in Manitoba, Skilled Workers Overseas e Express Entry Pathway.

Os convidados para aplicar, nesta rodada de chamadas, tinham 562 pontos ou mais no ranking provincial de Manitoba. Uma das exigências da é a de que os interessados em imigrar por este sistema tenham um mínimo de seis meses de experiência de trabalho recente em uma profissão em demanda na região (confira a lista clicando aqui). Além disso, o governo provincial exige um suporte confirmado de um amigo próximo ou parente que seja residente na região por, no mínimo, um ano.

Para participar do programa, o candidato precisa preencher os requisitos da província, criar um usuário e login neste site, completar o perfil no site de Manitoba e possuir um perfil ativo no pool do EE.

*Veja mais informações sobre o Manitoba Provincial Nominee Program (MPNP) neste link e também neste artigo que preparamos: www.immi-canada.com/provincia-de-manitoba-mudancas-imigracao/.

Prince Edward Island 

provincias  

No mesmo dia que Manitoba teve uma rodada de convites, a província de Prince Edward Island (PEI) também emitiu 135 convites para aplicar no draw de 21 de junho deste ano. Deste total, 32 candidatos foram chamados pela categoria de imigração do território que passa pelo crivo do Express Entry. Os responsáveis pela imigração em PEI declararam que estes 32 aplicantes convidados já trabalham dentro do território da região.

Os interessados em morar na província e ser chamados por meio da categoria do processo federal, além de possuírem um perfil ativo no pool do EE, devem criar e completar um no Expression of Interest de PEI, que também foi uma mudança anunciada este ano, em fevereiro.

Esta rodada de convites chamou 60 aplicantes sob a categoria PEI’s Labour Impact Category e outros 43 foram chamados pela Business Impact Category. A província não divulgou a nota de corte do ranking para a primeira categoria. Já na segunda, os convidados tiveram entre 140 e 157 pontos.

*Veja mais sobre imigração para Prince Edward Island clicando aqui.

Saskatchewan

provincias

Diferentemente de Manitoba e PEI, Saskatchewan abriu sua sub categoria a International Skilled Worker – Express Entry, pela segunda vez no ano no dia 13 deste mês (junho). A primeira chamada no sistema de first come, first server, aconteceu em janeiro deste ano.

Saskatchewan tem um sistema diferenciado das demais províncias que, para esta categoria, não possui um ranking com pontuação, onde os mais elevados scores são chamados a aplicar durante uma rodada de sorteios. Os primeiros inscritos que atendem as exigências são chamados. Por isso, o programa fecha horas após sua abertura, levando em consideração que são somente cerca de 400 candidatos por rodada.

A categoria faz sucesso por não requer uma oferta de trabalho e nem conexão prévia com a província, porém o candidato precisa ter um perfil ativo no pool do EE e atender outros critérios de elegibilidade como educação, completar 60 pontos no ranking local, habilidades com a língua, possuir uma profissão enquadrada na lista das 36 em demanda na região e prova de fundos para se manter nos primeiros meses, que é a mesma exigida pelo governo federal (clique aqui para ver os valores).

Imigração para o Canadá

De acordo com números divulgados no plano plurianual do governo federal canadense, a quantidade de recém-chegados devem aumentar nos próximos três anos, o que é uma ótima notícia aos interessados em imigrar para o país (clique aqui e veja a quantidade de pessoas que devem ser aceitas no país neste ano e nós próximos dois).

Para imigrar, é sempre aconselhável o auxílio de um profissional da área de imigração. Como já dissemos várias vezes, existem diversas formas de imigrar e uma consulta onde o agente traça o perfil do aplicante, mostrando o melhor caminho para ele e família além de ajudar muito, evita surpresas desagradáveis no futuro. A Immi Canada oferece este serviço e também assessoria durante todo o processo. Para saber mais acesse www.immi-canada.com/consultoria-de-imigracao-para-canada/ ou mande um email para [email protected].

Fabíola Cottet

Comentários Facebook
The following two tabs change content below.