A província francófona de Quebec, no Canadá, ultrapassou as demais regiões canadenses apresentando um crescimento de 37% de novas vagas de emprego somente no primeiro trimestre de 2018. Além disso, recentemente o governo provincial anunciou que irá reformular o sistema de imigração local com o intuito de suprir a falta de mão de obra (clique aqui e confira o artigo que fizemos recentemente sobre as mudanças nos Provincial Nominee Programs – PNPs).

Segundo o Statistics Canada o país possuía 462 mil novas vagas de emprego nos primeiros três meses deste ano, sendo que Quebec relatou o maior aumento de vagas dentre todas as províncias canadenses. O território teve 25 mil novas posições, quando comparado ao mesmo período de 2017, o que resulta nos 37% de crescimento do número de oportunidades.

A análise do órgão mostra os trabalhos aumentando na maioria das províncias e em todos os setores, quando comparados com o ano passado. Oito regiões e três territórios canadenses (veja o gráfico abaixo) tiveram um crescimento de oportunidades, porém Quebec lidera o salto, seguida por British Columbia, Ontario, Alberta e Manitoba.

vagas de emprego

Ademais, a região de falantes da língua francesa vem mostrando um crescimento de novos postos de trabalho por sete anos consecutivos, segundo o estudo feito pela divisão governamental. As vagas nos setores industriais, de manufatura, alimentação e serviços de alimentação são as que demonstraram maior progresso com o passar dos anos. Montreal foi a cidade que teve o maior aumento da província nos meses de janeiro a março, registrando 8,7 mil novas vagas. A província também teve queda na taxa de desemprego, passando de 6,2% no primeiro trimestre de 2017 para 5,5% no mesmo espaço de tempo deste ano.

O governo da província francófona estimou que cerca de um milhão de novas oportunidades de trabalho surgirão até 2024, relatando que a imigração tem papel fundamental para preencher esta lacuna de envelhecimento da população e falta de mão de obra qualificada. Por isso a reformulação no sistema de imigração se faz necessária, incluindo uma nova Expression of Interest System. O território irá divulgar mais detalhes do novo sistema, incluindo exigências e funcionamento, em breve.

vagas de emprego

Outras províncias

A região de British Columbia também registrou um grande aumento no número de vagas de emprego nos três primeiros meses do ano, com 24 mil novas oportunidades, significando um salto de 36% em relação a 2017. O Statistics Canada revelou que 19 dos 20 setores industriais da província tiveram crescimento da demanda de trabalhadores, com as oportunidades mais concentradas em Vancouver e região. Vendedores, setor de serviços em geral, comerciantes e operadores de equipamentos estão no topo da lista de maior procura.

Já em Ontario, território mais populoso do país, o crescimento também foi significativo, sendo que 9,8 mil novos postos de trabalho foram abertos no início deste ano, representando um salto de 5,7% quando comparamos com os mesmos meses do ano passado. Mais de 40% das novas oportunidades, um total de 4,2 mil, estavam no setor industrial de transporte e armazenagem. Enquanto isso, a área de assistência médica e social prosperou com 2,4 mil novos postos. Em contrapartida, em BC e Quebec o crescimento ficou mais concentrado nas maiores cidades, em Ontario a região de Ottawa e Kitchener-Waterloo-Barrie lideraram o ranking.

Alberta também acompanhou a ascensão canadense, com 7,5 mil novos empregos no primeiro trimestre de 2018, representando 18,5% a mais do que em 2017. Os setores de assistência médica e social, industrial, mineração, pedreiras, extração de petróleo e gás, além dos serviços administrativos encabeçaram a lista dos que mais abriram novas vagas de emprego no intervalo de tempo.

Manitoba, seguindo as demais províncias, teve 2,8 mil novas oportunidades, crescendo 26,4% comparado ao ano anterior. A maior parte das necessidades por novos profissionais ficou no ramo da assistência médica e social.

vagas de emprego

Setores

O estudo e os dados do Statistics Canada demonstraram que nove dos 10 maiores setores industriais do país tiveram um grande salto da necessidade de novos trabalhadores. Citando a área de assistência médica e social, percebemos 11 mil novos postos de trabalho, representando um pulo de 27,3% com relação ao mesmo período de 2017. A pesquisa também registrou que o crescimento se deu em todas as quatro subcategorias: serviços ambulatoriais, emergenciais, enfermagem e cuidadores de portadores de necessidades especiais nas residências.

vagas de emprego

Os setores de transporte e armazenagem experimentaram um crescimento de 46%, com 9,3 mil vagas abertas nos primeiros três meses deste ano. Já na área de manufaturas, o boom foi de 23% a mais que 2017, com 7,8 mil novas oportunidades, especialmente nas subáreas de equipamentos de transporte, metalúrgica, mecânica e produção de alimentos.

*Saiba mais sobre como conseguir um emprego no Canadá, processos de imigração e números de estrangeiros no país acessando os links abaixo:

Novo relatório quer mais imigrantes no Canadá.

Como imigrar para o Canadá pelo Express Entry.

Trabalho no Canadá: como conseguir um bom emprego.

Fonte, gráfico e tabela: Statistics Canada.

Fabíola Cottet

Comentários Facebook
The following two tabs change content below.

Fabiola Cottet