Grupo 1
Grupo 1
Programas provinciais: alternativas ao processo de Quebec

Programas provinciais: alternativas ao processo de Quebec

8 de julho de 2019

Recentemente, a província francófona do Canadá aprovou uma controversa lei de reforma da imigração que eliminou milhares de pedidos em andamento para viver e trabalhar na região, dentro dos seus programas provinciais. Conhecida como Bill 9, o projeto foi introduzido em fevereiro, propondo o cancelamento imediato de requerimentos de trabalhadores qualificados pendentes, apresentados antes de 2 de agosto do ano passado. A medida irá retornar os pedidos de 18 mil profissionais que estavam no sistema, reembolsando suas taxas e fazendo com que os mesmos reapliquem e reiniciem o processo, caso continuem com o desejo e requisitos necessários para serem aceitos pelo sistema de imigração.

Porém, existem ótimas notícias para quem pretende imigrar para o Canadá por meio de um Provincial Nominee Programs (PNPs): as províncias estão correndo ao contrário da localidade de língua francesa. As admissões por meio dos programas de imigração provinciais devem aumentar consideravelmente nos próximos três anos. Os PNPs dão o direto de os territórios indicarem um número específico e definido de trabalhadores estrangeiros como candidatos a residência permanente canadense a cada ano.

A controversa medida adotada por Quebec não reflete a vontade das outras províncias, visto que somente em 2019 o Canadá pretende absorver em seu território cerca de 61 mil recém-chegados, falando só dos processos provinciais. E em 2020 o número deve aumentar para 67,8 mil, crescendo ainda mais em 2021: 71,3 mil. Estes dados foram divulgados no plano plurianual de imigração do governo federal canadense, que pode ser acessado clicando aqui.

*Acesse o artigo completo da decisão do governo provincial de Quebec clicando neste link.

Programas de imigração provinciais de Ontario e British Columbia

Nove províncias canadenses e dois territórios participam do PNP, incluindo as regiões mais populosas e procuradas pelos imigrantes: Ontario e British Columbia. Ambas as localidades tiveram a maior taxa de vagas de emprego sem ocupação nos primeiros três meses do ano. As duas vão se beneficiar muito das nomeações para residência permanente de imigrantes, por meio de seus respectivos PNPs, visto que Ontario está com um número determinado de 6,9 mil novos trabalhadores para 2019 e British Columbia, por sua vez, poderá convidar 6,5 mil pessoas.

Ontario

provinciais

No ano passado, quase metade das indicações da província de Ontario foram destinadas a aplicantes que se candidataram pelo Express Entry (EE), que também é a principal porta de entrada para trabalhadores estrangeiros qualificados no Canadá. Ele administra as principais categorias econômicas de imigração em terras do True North: Federal Skilled Worker Class, Canadian Experience Class e Federal Skilled Trades Class. Os que recebem uma nomeação provincial garantem 600 pontos adicionais para aplicação a residência permanente, além de prioridade nas rodadas de convites.

O Ontario Immigrant Nominee Program (OINP) possui três programas alinhados com o EE: Human Capital Priorities, French-Speaking Skilled Worker e Skilled Trades. Estes fluxos permitem que o departamento de imigração da região pesquise no pool do EE os candidatos que atendam os critérios de elegibilidade do processo, convidando-os a aplicar por meio da província, enviando uma Notification of Interest (NOI) para que, posteriormente, o aplicante receba os 600 pontos e dê entrada em sua Permanent Resident (PR). 

Em 2019 o Human Capital Priorities Stream foi o mais ativo dos programas, convidando 2.565 candidatos que estavam no pool do EE para aplicarem por meio da região. 

*Clique neste link e saiba mais sobre a imigração por meio do OINP.

British Columbia

provinciais

A província de BC indicou 3,1 mil candidatos pelo sistema do EE no ano passado, por meio de seu programa provincial de imigração, o British Columbia Provincial Nominee Program (BC PNP). A maior parte dessas nomeações foram emitidas por meio do stream Express Entry BC (EEBC) Skilled Worker Category, que está aberto para trabalhadores estrangeiros qualificados com experiência e oferta de emprego em uma ocupação de alta demanda na região (a lista completa de profissões pode ser acessada clicando aqui).

Outros 936 convites foram emitidos para aplicantes do EEBC International Graduate Category e, por fim, 165 pessoas receberam nomeações através da EEBC International Post-Graduate Category. No período (2018) a província ainda não divulgou dados de quantas foram as nomeações para os programas regulares provinciais e o Tech Pilot. Além disso, a região também emite convites semanais através de outras categorias dentro do BC PNP, que não estão inseridas no Express Entry.

*Saiba mais como imigrar pelo Canadá por meio da província de British Columbia clicando aqui.

Alberta

A região possui uma cota de seis mil imigrantes para convidar por meio de seu processo provincial, o Alberta Immigrant Nominee Program (AINP). Destes, 2.476 já foram destinados à candidatos no último 17 de junho. 

provinciais

O Alberta Express Entry Stream foi introduzido no ano passado e, da mesma forma que os processos que são acoplados ao EE em outras regiões, permite que a província procure candidatos que atendam suas necessidades econômicas e de mão de obra dentro do sistema do governo federal. Até agora, em 2019, foram emitidos 3,5 mil convites para inscritos no ranking, em 15 rodadas de chamadas. É interessante salientar que a pontuação dos que foram chamados chegou aos 300 pontos no pool no EE, o que é um número baixo para ser convidado a aplicar por meio do programa federal, que neste ano teve seu corte mínimo em 438 pontos.

*Confira todas os detalhes para imigrar pelo processo provincial de Alberta clicando aqui.

Saskatchewan e Manitoba

A imigração provincial de Saskatchewan a Manitoba também esteve bastante ativa neste ano de 2019. O Saskatchewan Immigrant Nominee Program (SINP) realizou sorteios regulares através de suas subcategorias do Express Entry e Occupation In-Demand. Foram 898 convites enviados a candidatos inscritos no programa federal e mais 1.196 para os profissionais que possuem uma profissão em demanda na região (esta última categoria não é vinculada ao EE).

Ambos os processos requerem experiência de trabalho em uma das ocupações em demanda no território (para saber quais são elas clique aqui), entre outras exigências. Para serem considerados, os interessados devem primeiramente preencher uma manifestação de interesse no site do SINP.

Já o Manitoba Provincial Nominee Program (MPNP) prioriza muito os trabalhadores qualificados e estudantes que concluíram uma graduação, pós ou programa de estudos na região. O processo também é baseado em preencher uma Expression of Interest e suas subcategorias mais populares são: Skilled Worker in Manitoba e Skilled Worker Overseas. Em 2018 o MPNP bateu recorde de nomeações provinciais e também realizou mudanças em seus critérios (saiba mais clicando aqui). 

*As províncias do Atlântico também possuem seus próprios processos para chamar e reter imigrantes. Para saber mais sobre eles acesse este link e também clique aqui.

A Immi Canada, presente há 13 anos no mercado e com uma equipe qualificada de consultores de imigração, pode indicar qual é o melhor processo de imigração para você, com base em no seu perfil e no da sua família. Entre no site https://www.immi-canada.com/consultoria-de-imigracao-para-canada/ e saiba mais ou mande um email para contact@immi-canada.com

Fabíola Cottet

Comentários Facebook
Categorias
Posts mais acessados
Siga-nos!
120 mil
likes
+600
seguidores
53 mil
seguidores
13,9 mil
inscritos
+20 mil
cadastrados
Grupo 1
CONTATO
contact@immi-canada.com
VANCOUVER: +1 (604) 684-0530
Redes sociais
Caminho 139
magnifiercrosslist